Espanha: questões sociais dominam debate
Partidos da oposição tentam convencer indecisos.
Os líderes dos três principais partidos da oposição espanhola enfrentaram-se esta segunda-feira no primeiro debate antes das eleições do próximo dia 20, que ficou marcado pela ausência do líder do PP, Mariano Rajoy.
No dia em que as sondagens colocaram o Cidadãos, de Albert Rivera, em segundo lugar nas intenções de voto, com 23%, atrás do PP (27,1%) e à frente do PSOE (20,2%) e do Podemos (16,2%), o debate organizado pelo ‘El País’ foi dominado pelas questões sociais e económicas, com as duas formações de esquerda a tentarem colar o Cidadãos às políticas de direita do PP.
Com Rajoy ausente do debate por questões de agenda e estratégia – quer debater apenas com Pedro Sánchez, do PSOE, numa tentativa de retirar importância aos partidos dito emergentes – os líderes dos principais blocos da oposição procuraram cativar os indecisos e apresentar-se como alternativa credível, atropelando-se por vezes nas respostas mas sem momentos de grande crispação. Todos defenderam a necessidade de criar emprego, repor prestações sociais e manter a unidade territorial de Espanha.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt