Recebe primeiro transplante de pénis nos EUA

Homem perdeu órgão sexual devido a um cancro.

16 de maio de 2016 às 14:21
Transplante de pénis, pénis, EUA, Estados Unidos, órgão sexual, cancro, Thomas Manning Foto: New York Times
Partilhar

Thomas Manning, um norte-americano de 64 anos, recebeu o primeiro transplante de pénis. A cirurgia aconteceu no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, nos EUA, e durou 15 horas. O órgão foi doado por um homem já falecido e, pela segunda vez no mundo, o transplante parece ter sido feito com sucesso.

"Quero voltar a ser quem era", desabafou Thomas Manning ao site New York Times, numa entrevista dada no seu quarto de hospital.

Pub

Feliz por estar fora da cama pela primeira vez após a operação, o norte-americano garantiu que se sentia bem e praticamente não tinha dores. Se tudo correr de acordo com as previsões dos médicos, poderá ter uma vida normal dentro de algumas semanas ou meses.

Os médicos demonstraram satisfeitos com o resultado. "Estamos cautelosamente optimistas. São águas desconhecidas para nós", explicou o cirurgião plástico Curtis L. Cetrulo.

Pub

Transplante custa cerca de 66 mil euros

O bom resultado deste primeiro transplante faz com que já existam pelo menos duas pessoas em lista de espera. No mesmo hospital norte-americano, um paciente que viu o pénis ficar danificado devido a queimaduras que sofreu num acidente de carro está apenas a aguardar por um dador compatível.

Já na escola de medicina Johns Hopkins University School of Medicine, um veterano de guerra ferido no Afeganistão também aguarda na lista de espera há já vários meses. O objetivo deste transplante é ajudar veteranos de guerra com graves ferimentos pélvicos, homens com cancro e vítimas de acidentes.

Pub

Segundo Curtis L. Cetrulo, cada transplante de pénis custa entre 50 mil dólares (44 mil euros) e 75 mil dólares (66 mil euros).

Em todo o mundo existe apenas registo de outros dois transplantes de pénis. O primeiro foi na China, em 2006, e saiu falhado. O outro aconteceu na África do Sul, em 2014, e foi um caso de sucesso. O homem que se submeteu à cirurgia acabou por ter um filho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar