page view

1.º transplante de pénis dos EUA foi um sucesso

Homem de 64 anos teve órgão amputado devido a um cancro.

03 de junho de 2016 às 09:46

Thomas Manning, de 64 anos, saiu do Hospital Geral de Massachusetts de sorriso na cara e como um homem novo. Após 15 horas de cirurgia e três semanas de morosa recuperação, o norte-americano tornou-se na primeira pessoa a receber um transplante de pénis nos EUA – e a terceira no Mundo.

Manning, que viu o seu pénis amputado em 2012, devido a um cancro peniano, confessa que na primeira vez que tirou as ligaduras chorou. "Levei alguns dias até conseguir olhar. A confiança vai e vem. Ainda tenho muitos pontos e o inchaço ainda não passou, mas mesmo assim, quando consegui olhar, foi um sonho", conta ao canal ABC.

As funções sexuais do pénis transplantado ainda estão a longos meses de distância, mas Manning já consegue urinar, e não tem pressa na recuperação. "Vou para casa com a minha família. Vamos relaxar e passar uma boa noite. O pior já passou e sei que vou ficar bem", assegurou o homem quando saiu do hospital, na quarta-feira. Ainda assim, Manning, solteiro e sem filho, não poderá conceber porque não tem testículos.

Depois dos primeiros transplante de pénis do Mundo, na China, em 2005, e na África do Sul, em 2014, Thomas Manning faz história por ser o 1.º nos Estados Unidos. "Nunca pensei muito nisso. Só na semana passada é que ‘caíu a ficha’, mas sinto-me como outro paciente qualquer", diz o norte-americano, que acredita que o seu caso vai dar esperança a sobreviventes de cancro, vítimas de acidente ou soldados feridos, que possam passar pelo mesmo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8