Reino Unido começa a vacinar contra a Covid-19 já na próxima semana. Tudo o que precisa saber sobre a Pfizer
Profissionais de saúde, utentes de lares, cuidadores e idosos são prioridade no plano de vacinação.
A vacina da Pfizer utiliza uma técnica que codifica uma molécula de RNA (ácido ribonucleico) que é encapsulada em uma membrana para que possa entrar nas células. Cada dose da vacina conta com 30 microgramas de RNA.
Das três principais vacinas (Pfizer, Moderna e AstraZeneca), esta é a que obriga a maiores cuidados, já que precisa de ser armazenada a uma temperatura de menos 80 graus o que se torna um desafio logístico para alguns países.
O custo desta vacina deverá rondar os 15 euros por dose. Já está garantida uma produção de 50 milhões de doses até ao final deste ano e prevê-se a produção de 1,3 mil milhões de doses para 2021.
A luz verde das autoridades do Reino Unido "segue-se a meses de testes clínicos rigorosos e extensa análise de dados por especialistas da MHRA que concluíram que a vacina atendeu aos padrões estritos de segurança, qualidade e eficácia", afirmou o porta-voz do ministério da Saúde britânico.
Os resultados dos testes em grande escala desta vacina mostraram 95% de eficácia.
As pessoas prioritárias para receber a vacina incluem profissionais de saúde, residentes de lares de idosos, cuidadores, idosos e os mais vulneráveis.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt