Reino Unido e UE já têm “acordo técnico” sobre termos do Brexit
Eurocéticos exortam governo e parlamento a chumbarem acordo “inaceitável”.
Após vários meses de avanços e recuos, a UE e o Reino Unido anunciaram esta terça-feira ter alcançado um "acordo a nível técnico" sobre os termos do Brexit. Fica a faltar o mais complicado, a aprovação política, principalmente do lado britânico, no qual a ala eurocética do Partido Conservador já se posiciona para tentar chumbar o acordo no Parlamento e derrubar Theresa May.
Os pormenores não foram revelados mas, segundo a televisão irlandesa RTE, o documento inclui uma versão da tão falada "salvaguarda", mecanismo que visa impedir a imposição de uma fronteira física entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, e que foi o principal obstáculo nas negociações.
De acordo com a RTE, a solução acordada prevê que durante o período de transição pós-Brexit e até serem negociados os termos de um futuro acordo comercial, todo o Reino Unido permaneça no mercado único, precisamente aquilo que os eurocéticos mais temiam.
A primeira-ministra Theresa May convocou esta terça-feira à noite os seus ministros, um a um, para apresentar os detalhes do acordo, e para esta quarta-feira está marcada uma reunião do Conselho de Ministros para aprovar o documento, que deverá depois ser confirmado numa cimeira extraordinária da UE, no fim do mês, antes de ser presente ao Parlamento.
O líder da ala eurocética dos conservadores, Jacob Rees-Mogg, já avisou que este documento é "inaceitável", tendo apelado aos ministros para o chumbarem já esta quarta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt