Reino Unido veste-se de gala para visita de Donald Trump ao país
Presidente dos EUA inicia esta terça-feira uma visita de Estado de dois dias ao país.
O presidente Donald Trump inicia esta terça-feira uma inédita segunda visita de Estado ao Reino Unido, que inclui um encontro com o rei Carlos III e outros membros da Família Real, guarda de honra militar e um banquete real no Castelo de Windsor.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, que espera cimentar as relações entre os dois países numa cenário internacional cada vez mais conturbado, não poupou esforços para fazer Trump sentir-se especial durante a visita, a começar pelo convite do monarca britânico, que foi entregue em mão na Casa Branca em fevereiro. O presidente dos EUA terá à sua espera dois dias de cerimónias faustosas, com toda a pompa e circunstância que só a Coroa britânica sabe oferecer. Recorde-se que Trump já tinha realizado uma visita de Estado ao país em 2019, durante o seu primeiro mandato, durante a qual foi recebido rainha Isabel II, entretanto falecida.
A visita será, no entanto, ensombrada pela demissão, na semana passada, do embaixador britânico no Reino Unido, Peter Mandelson, após virem a público documentos comprometedores sobre a sua relação com o milionário pedófilo Jeffrey Epstein. São ainda esperados grandes protestos em Londres contra a visita do presidente norte-americano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt