Republicanos alertam Trump após afastamento de Sessions

Congressistas pedem que não haja entraves à investigação das ligações à Rússia.

09 de novembro de 2018 às 08:33
Eleições intercalares ditam fim da hegemonia de Trump nos EUA Foto: Reuters
Trump, presidente dos EUA Foto: Reuters
Trump, presidente dos EUA Foto: Reuters
Trump Foto: Reuters

1/4

Partilhar

Um dia depois de Donald Trump afastar Jeff Sessions do cargo de procurador-geral, figuras destacadas do Partido Republicano alertaram o presidente que deve ser permitida, sem entraves, a continuação das investigações da comissão especial de Robert Mueller sobre as ligações da campanha de Trump à Rússia.

A tomada de posição dos republicanos surgiu no mesmo dia em que congressistas da oposição democrata denunciaram o que consideram ser um primeiro sinal de que Trump quer travar a investigação.

Pub

O trabalho de Mueller já envolveu vários colaboradores de Trump e, no limite, poderia desvendar situações que legitimem a destituição do presidente.

A senadora republicana Susan Collins foi uma das que alertaram Trump para não "interferir" no inquérito de Mueller. Mitt Romney, que na terça-feira foi eleito senador pelo Utah, secundou esta opinião, considerando o trabalho da comissão especial "muito importante".

Pub

A atuação de Mueller tem sido muito criticada por Matthew Whitaker, sucessor do procurador-geral destituído.

Recorde-se que a destituição surge após repetidas críticas do presidente a Sessions, por este ter recusado supervisionar a investigação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar