Revelada a identidade das duas crianças que foram mortas num tiroteio nos EUA

Este foi o quarto tiroteio nas últimas 24 horas em Minneapolis. Desde esta segunda-feira, três pessoas foram atingidas a tiro em três ataques distintos, acabando por morrer.

29 de agosto de 2025 às 21:31
Harper Moyski, 10 anos e Fletcher Merkel, 8 anos Foto: Family handouts/AP
Partilhar

Fletcher Merkel, de 8 anos, e Harper Moyski, de 10, foram mortos enquanto estavam na missa na escola católica Annunciation em Minneapolis, nos Estados-Unidos da América, esta quarta-feira.

18 outras pessoas ficaram feridas, incluindo crianças entre os seis e os quinze anos, e três adultos com cerca de 80 anos. A polícia de Minneapolis revelou que a atiradora, Robin Westman, tinha começado aos tiros contra as janelas da igreja da escola.

Pub

Num comunicado citado pelo meio de comunicação britânico, Sky News, os pais de Harper, Michael Moyski e Jackie Flavin, relembram a sua filha como “uma menina de 10 anos, alegre, animada e muito amada, cujo riso, gentileza e espiríto tocavam todos os que a conheciam”. 

“Os nossos corações estão partidos, não só como pais, mas também pela irmã de Harper, que a adorava e está de luto por uma perda inimaginável. Enquanto família estamos devastados e as palavras não conseguem expressar a profundidade da nossa dor”, lê o comunicado.

No final do comunicado a família exortou os líderes e as comunidades a “tomarem medidas significativas para lidar com a violência armada e a crise de saúde mental neste país”. “A mudança é possível e necessária — para que a história de Harper não se torne mais uma na longa lista de tragédias”, concluiu.

Pub

Noutro comunicado partilhado pela família de Fletcher Merkel, o seu pai, Jesse Merkel, culpa a assassina “cobarde” pelo facto de já não poder “abraçá-lo, conversar com ele, brincar com ele e vê-lo crescer”.

“Embora o vazio nos nossos corações e nas nossas vidas nunca venha a ser preenchido, espero que, com o tempo, a nossa família consiga encontrar a cura”, acrescentou. Merkel também elogiou “as ações rápidas e heróicas das crianças e dos adultos presentes na igreja”. “Sem estas pessoas e as suas ações altruístas, a situação poderia ter sido uma tragédia ainda maior”, concluiu. 

As equipas de emergência do estado de Minnesota, em Minneapolis, EUA, foram ativadas esta quarta-feira para um tiroteio na Escola Católica Annunciation. Este foi o quarto tiroteio nas últimas 24 horas em Minneapolis. Desde esta segunda-feira, três pessoas foram atingidas a tiro em três ataques distintos, acabando por morrer. Outras três pessoas sofreram ferimentos, de acordo com as autoridades locais norte-americanas. 

Pub
Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar