Rússia abre fogo contra navios ucranianos ao largo da Crimeia
Barcos foram capturados pelas forças especiais russas.
A Rússia atacou, este domingo, três navios ucranianos ao largo da Crimeia que foram posteriormente capturados pelas forças especiais russas. A informação é avançada pela marinha ucraniana no Facebook.
Segundo a mesma publicação naquela rede social, dois membros da tripulação ucraniana ficaram feridos.
O Presidente da Ucrânia já convocou uma reunião de emergência em resposta ao ataque.
As autoridades russas ainda não se pronunciaram acerca do sucedido mas as agências do país falam de uma "provocação" ucraniana.
Os incidentes que culminaram com o ataque russo iniciaram-se na manhã deste domingo depois de três navios ucranianos terem sido impedidos pela Rússia de entrar no mar de Azov através do estreito de Kerch, colocando um cargueiro ao largo de uma ponte controlada pelas forças russas.
A Rússia e a Ucrânia estão em conflito desde que Moscovo anexou a península ucraniana da Crimeia e apoia os separatistas pró-russos do leste ucraniano.
Protestos junto à embaixada russa em Kiev
Depois de um primeiro protesto pacífico com a colocação de vários barcos de papel à entrada da embaixada, as manifestações subiram de tom e de número.
As autoridades foram chamadas a intervir após várias granadas de fumo terem sido lançadas para as imediações da embaixada russa em Kiev.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt