Rússia detém homem transgénero por ser suspeito de doar dinheiro ao exército ucraniano
Homem é voluntário da organização de direitos humanos OVD-Info (uma organização não governamental).
Um homem transgénero e ativista LGBT foi detido pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) por, alegadamente, ter doado dinheiro para apoiar o exército ucraniano.
Em comunicado, citado pela Reuters, o FSB disse que é um voluntário da organização de direitos humanos OVD-Info (uma organização não governamental) e que geria um "recurso de informação anti-russo" não especificado, mas não mencionou o nome.
Um porta-voz da OVD-Info disse que a organização tinha milhares de voluntários e que não sabia quem era o homem detido.
De acordo com a Reuters, em abril, a Rússia aumentou a pena máxima de traição para prisão perpétua. Anteriormente, a pena era de 20 anos.
O FSB chamou a atenção para a identidade de género do suspeito, descrevendo-o como "um ativista do movimento LGBT que já tinha mudado o seu género de mulher para homem".
Segundo a mesma fonte, o Presidente russo, Vladimir Putin, tem retratado a aceitação de homossexuais e transgéneros nos países ocidentais como prova de decadência moral.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt