Saiba o que deve fazer em caso de ataque nuclear

Temores de um conflito à escala global que poderá desencadear a Terceira Guerra Mundial aumentam.

27 de junho de 2025 às 18:39
Escalada de tensões entre Irão e Israel aumenta receios de conflito global Foto: Getty Images via Canva
Partilhar

À medida que a tensão aumenta entre o Irão e Israel, alastra-se o medo de um conflito à escala global que poderá desencadear a Terceira Guerra Mundial. A troca de ataques aéreos entre as duas nações mostraram a frágil situação no Médio Oriente.

O Teerão é acusado de tentar fabricar urânio suficiente para produzir armas nucleares e, por isso, os EUA atacaram as instalações nucleares iranianas com bombas destruidoras de bunkers de alta potência com 13.600 quilos. 

Pub

Ao mesmo tempo, o conflito a Leste entre a Rússia e a Ucrânia vai-se intensificado à medida que Putin pede reforços da Coreia do Norte.

De acordo com o Mirror, embora nenhum país seja considerado completamente seguro, a Nova Zelândia, Islândia e Suíça são nações desenvolvidas que se acredita serem as menos propensas a serem atingidas por armas nucleares em caso de uma Terceira Guerra Mundial.  

Qual é a primeira ação a ser tomada num ataque nuclear?

De acordo com a Comissão Internacional de Proteção Radiológica (ICRP), se não estiver próximo da explosão é necessário que procure o interior de um edíficio ou uma cave para se proteger durante as primeiras 12 a 24 horas, a não ser que seja ameaçado por um perigo imediato (incêndio, fuga de gás, desabamento do prédio ou ferimentos graves) ou que seja informado pelas autoridades que é seguro sair. Após a explosão, deve encontrar-se dentro de um abrigo antes do início da precipitação radioativa.   As estruturas mais seguras são feitas de tijolo ou betão. Estacionamentos subterrâneos e estações de metro também oferecem boa proteção.

O que acontece se for exposto à precipitação radioativa?

Se suspeitar que foi exposto à precipitação radioativa, retire as camadas de roupas e sapatos que possam estar contaminados. Limpe bem a pele e o cabelo expostos. Se tem animais de estimação que possam estar contaminados, coloque-os numa divisão separada, longe das pessoas, e lave-os, se possível.  

Como saberei o que está a acontecer no mundo exterior?

O ICRP recomenda que, 24 horas após a detonação, sintonize qualquer meio de comunicação acessível, como estações de rádio para obter imformações. A Comissão Internacional de Proteção Radiológica pede que as pessoas se mantenham em ambientes fechados, a menos que recebam instruções contrárias.  

Devo fugir da zona de precipitação radioativa?

A fuga só deve ser considerada quando as zonas de risco de precipitação radioativa forem claramente identificadas e as rotas de evacuação seguras forem estabelecidas. Enquanto isso, apenas trabalhadores podem ser autorizados a deixar o abrigo temporariamente para realizar tarefas vitais de suporte e salvamento.

O que é uma explosão nuclear?

Uma explosão nuclerar é um clarão brilhante que pode ser visto a 10 quilómetros de distância. De seguida, uma bola de fogo emite impulsos térmicos que duram segundos, provocando queimaduras, ferimentos e incendiando materiais como plantas e madeira a vários quilómetros da explosão. A bola de fogo e a onda de choque podem destruir cidades e danificar edifícios a quilómetros de distância. A radiação inicial pode ferir ou matar as pessoas que se encontram ao ar livre num raio de alguns quilómetros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar