Satélite da NASA conseguiu alterar a órbita de um asteroide

Imagens telescópicas revelam que a missão foi cumprida.

11 de outubro de 2022 às 19:33
Satélite da NASA embateu contra um asteroide Foto: Reuters
Partilhar

A NASA, confirmou, esta-terça-feira, numa conferência de imprensa, que a missão DART conseguiu alterar, pela primeira vez na história, a trajetória do asteróide. 

A 26 de setembro, a NASA enviou a sonda Double Asteroid Redirection Test (DART) com o intuito de empurrar o asteroide Dimorphos, localizado a cerca de 11 milhões quilómetros da Terra, para fora da sua órbita natural. 

Pub

Apesar do impacto ter sido um sucesso, o que não foi fácil, uma vez que a rocha de 160 metros de diâmetro está a 11 milhões de quilómetros da Terra, os cientistas precisaram de várias semanas para fazer medições e verificar se a colisão tinha realmente alterado a trajetória do asteróide, avança o jornal El Mundo. Imagens telescópicas reveladas pela NASA mostram que a missão foi cumprida.

O administrador da agência espacial norte-americana, Bill Nelson, destacou que, antes da colisão com o Dimorphos, a DART demorou 11 horas e 55 minutos a contornar outro corpo celeste - Didymos -, com o qual forma um sistema de asteroides duplos.

A sonda conseguiu reduzir a órbita em 32 minutos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar