Seul diz que não tem 350 mil milhões de dólares para pagar acordo tarifário com EUA
Coreia do Sul solicitou que fossem utilizados diferentes mecanismos para não desembolsar o montante de uma só vez.
Seul "não pode permitir-se" investir diretamente 350 mil milhões de dólares nos Estados Unidos, afirmou o conselheiro de segurança nacional da Coreia do Sul, Wi Sung-lac, no contexto das divergências nas negociações sobre tarifas com Washington.
"A nossa posição declarada não era uma tática de negociação; objetiva e realisticamente, está fora do nosso alcance. Não podemos permitir-nos pagar 350 mil milhões de dólares [299,1 mil milhões de euros] em efetivo", disse o conselheiro de segurança nacional, em declarações à televisão sul-coreana Channel A na noite de sábado.
As declarações surgem após os comentários feitos na última sexta-feira pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que o pagamento sul-coreano de 350 mil milhões de dólares em investimentos nos Estados Unidos deve ser "direto".
A Coreia do Sul solicitou que fossem utilizados diferentes mecanismos para não desembolsar o montante de uma só vez, a fim de salvaguardar as suas finanças e a taxa de câmbio, entre outros.
As negociações tarifárias entre os dois países ficaram paralisadas no final de julho, quando Trump disse que Washington iria impor uma tarifa de 15% --- em vez dos 25% anunciados anteriormente --- às importações provenientes da Coreia do Sul.
Segundo Trump, entre os acordos firmados até o momento também estava o compromisso de que Washington "não pagará nenhuma tarifa" e que Seul investirá 350 mil milhões de dólares nos Estados Unidos e passará a adquirir gás natural liquefeito e outros produtos energéticos norte-americanos no valor de 100 mil milhões de dólares.
O Presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, reuniu-se com Trump na Casa Branca a 25 de agosto, mas as partes não chegaram a assinar nenhum acordo comercial definitivo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt