Suécia envia militares para a Gronelândia a pedido da Dinamarca

Anúncio foi feito pelo primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson.

14 de janeiro de 2026 às 16:51
Ulf Kristersson Foto: TT News Agency
Partilhar

O primeiro-ministro da Suécia anunciou esta quarta-feira que o país enviou oficiais militares para a Gronelândia a pedido da Dinamarca. "Vários oficiais das Forças Armadas Suecas estão a chegar à Gronelândia hoje", anunciou Ulf Kristersson numa publicação nas redes sociais.

A Dinamarca e a Gronelândia começaram a reforçar a sua presença militar no território ártico e arredores juntamente com os seus aliados, no seguimento das ameaças feitas pelos Estados Unidos. 

Pub

Esta quarta-feira, Mark Rubio e o vice-presidente JD Vance estão reunidos com autoridades da Dinamarca e da Gronelândia, que viajaram para Washington para discutir as reais intenções dos Estados Unidos em relação ao território.

A Dinamarca também anunciou esta quarta-feira que vai reforçar a presença militar na Gronelândia, território pretendido pelos Estados Unidos, e insistir no reforço da NATO no Ártico.

"Continuaremos a reforçar a nossa presença militar na Gronelândia, mas iremos também insistir no seio da NATO em mais exercícios e numa presença acrescida da Aliança no Ártico", disse o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa dinamarquês Troels Lund Poulsen à agência de notícias France-Presse (AFP).

Pub

O primeiro-ministro da Gronelândia já afirmou que o governo da região autónoma dinamarquesa optaria pela Dinamarca em vez dos Estados Unidos se tivesse de escolher, devido às pretensões de controlo do presidente Donald Trump.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar