page view

Compra da Gronelândia pode custar 600 mil milhões de euros aos Estados Unidos

Estimativa é avançada pela NBC News. Esta quarta-feira, representantes dos dois países têm agendada uma reunião.

14 de janeiro de 2026 às 13:35

Os Estados Unidos podem ter que desembolsar até 700 mil milhões de dólares (cerca de 600 mil milhões de euros) para atingirem o objetivo do presidente Donald Trump de comprar a Gronelândia à Dinamarca, avança a NBC News.

A estimativa, ainda de acordo com a NBC, foi calculada por académicos e ex-funcionários do governo americano contactados pela emissora norte-americana. Este valor representa mais de metade do orçamento anual do Departamento de Defesa dos EUA.

A ilha de 2.072.000 quilómetros é um território dinamarquês autónomo e tem estado nos últimos tempos devido à intenção dos EUA em anexar o território. "Precisamos dela (Gronelândia) para proteção nacional. Precisamos da Gronelândia para proteção nacional", tem insistido Trump.

"Eu adoraria fazer um acordo com eles", disse o presidente norte-americano no domingo, quando questionado se a Gronelândia poderia facilitar um acordo. "É mais fácil. Mas, de uma forma ou de outra, vamos ficar com a Gronelândia", acrescentou.

Esta quarta-feira, Mark Rubio e o vice-presidente JD Vance têm um encontro marcado com autoridades da Dinamarca e da Groenlândia, que viajaram para Washington para discutir as reais intenções dos Estados Unidos em relação ao território.

O primeiro-ministro da Gronelândia já afirmou que o governo da região autónoma dinamarquesa optaria pela Dinamarca em vez dos Estados Unidos se tivesse de escolher, devido às pretensões de controlo do presidente Donald Trump.

"Estamos perante uma crise geopolítica e, se tivermos de escolher entre os Estados Unidos e a Dinamarca neste preciso momento, escolhemos a Dinamarca", afirmou Jens-Frederik Nielsen.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8