Supremo de Espanha avança com acusação contra Puigdemont e o seu sucessor

Jordi Turull, que deverá ser indigitado na segunda-feira, é acusado de rebelião.

23 de março de 2018 às 10:24
Jordi Turull com Carles Puigdemont na Catalunha Foto: Reuters
Jordi Turull Foto: Reuters
catalunha, espanha, investidura, separatistas, Puigdemont Foto: Reuters

1/3

Partilhar

Um juiz do Supremo Tribunal de Espanha decidiu esta sexta-feira avançar com um processo por rebelião contra Carles Puigdemont, ex líder do governo da Catalunha, Jordi Turull - que está preste a ser indigitado no cargo - e outros 11 líderes independentistas. O crime de rebelião prevê uma pena máxima de 25 anos.

Os suspeitos poderão ficar em liberdade, mediante uma caução de 2,1 milhões de euros, avança o El Mundo.

Pub

Há mais 11 acusados para além de Carles Puigdemont, ex-presidente da Generalitat e de Jordi Turull, ex-conselheiro do governo regional que esta quinta-feira falhou a indigitação para lhe suceder à frente do governo regional.

No total, são 25 os dirigentes políticos que vão a julgamento por acusações de rebelião, desvio de fundos ou desobediência, por terem participado na organização de um referendo e proclamado unilateralmente a independência da Catalunha.

Pub

O Supremo avança com processos contra Oriol Junqueras, que foi vice-presidente de Carles e mais seis conselheiros regionais desse governo (Joaquim Forn, Raül Romeva, Clara Ponsatí, Josep Rull, Antonio Comín e Dolors Bassa).

Também Carme Forcadell, a presidente do Parlamento Regional, que proclamou a independência da Catalunha, Jordi Sànchez dirigente da associação independentista Òmnium Cultural, e os dirigentes do partido ERC Jordi Cuixart e Marta Rovira.

O El Mundo avança que juiz instrutor do processo, Pablo Llarena fixou a fiança em 2,1 milhões de euros, a serem pagos de forma solidária por todos os 14 membros do governo regional cessante que são acusados neste processo. O cálculo tem por base os 1,6 milhões de euros que terão sido gastos no referendo à independência da Catalunha - que aconteceu em outubro de 2017 - acrescidos de mais um terço dessa quantia.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar