Suspeitas de sabotagem na queda de avião da DHL que fez um morto e três feridos na Lituânia
Várias encomendas armadilhadas ligadas à Rússia têm explodido em armazéns da transportadora na Europa nos últimos meses.
Um avião de carga da DHL despenhou-se, na segunda-feira, numa zona residencial junto ao Aeroporto de Vilnius, na Lituânia, causando a morte do piloto e ferimentos graves nos outros três tripulantes. Tudo indica tratar-se de um acidente, mas as autoridades não descartam, para já, a possibilidade de sabotagem, após várias encomendas armadilhadas ligadas à Rússia terem explodido em armazéns daquela transportadora na Europa nos últimos meses.
A aeronave, um Boeing 737-400 da companhia espanhola Swiftair ao serviço da DHL, tinha descolado de Frankfurt, na Alemanha, e despenhou-se a cerca de um quilómetro do aeroporto da capital lituana. Vários vídeos mostram o avião a cair numa zona residencial e a explodir numa bola de fogo. A tripulação não comunicou qualquer problema à torre de controlo.
“Temos de nos questionar se foi, de facto, um acidente, ou um novo incidente híbrido”, afirmou a MNE alemã, Annalena Baerbock, referindo-se às explosões registadas nos últimos meses em armazéns da DHL na Alemanha e no Reino Unido, cuja responsabilidade foi atribuída à Rússia, no que seria uma espécie de ‘teste’ para uma campanha massiva de sabotagem contra aviões de carga destinados aos EUA.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt