Taxistas lançam caos em França

Bloquearam acesso a aeroportos e estações ferroviárias.

26 de junho de 2015 às 11:44
Taxistas lançam caos em França Foto: EPA
Partilhar

Um mega protesto de taxistas contra a concorrência da firma norte- -americana Uber lançou o caos em Paris e outras cidades, entre elas, Marselha, Lille, Toulouse e Nice. Os acessos a estações ferroviárias e aeroportos foram bloqueados e mais pareciam zonas de guerra. Uma das vítimas colaterais foi a estrela rock norte-americana Courtney Love, que viu o táxi vandalizado por manifestantes em fúria.

"Isto é Paris? Estava mais segura em Bagdade", escreveu Love no Twitter, junto a uma fotografia do táxi com os vidros partidos. A cantora escapou graças à boleia de motociclistas, mas não sem antes ter sido atacada.

Pub

Pneus queimados, carros voltados, filas de táxis e barreiras improvisadas tornaram impossível a circulação na capital francesa e outras cidades do país. Em Paris, tanto o aeroporto Charles de Gaulle como o de Orly ficaram inacessíveis, forçando a intervenção da polícia de choque.

O protesto surge enquanto os tribunais decidem sobre a legalidade da Uber, lançada em França no início de 2014 apesar do parecer contrário de um tribunal. A lei francesa proíbe condutores sem licença de fornecer transporte pago, mas a Uber funciona nesses moldes: condutores não licenciados, mas com seguros da empresa, transportam clientes que marcam e pagam deslocações por telemóvel ou compu- tador. *Com agências

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar