Tempestade lança caos na França e mata mulher em carro
Chuvas fortes, vento, granizo e relâmpagos provocam mais de 50 mil ocorrências.
Isto é o apocalipse.” É desta forma que um cidadão francês se expressa nas redes sociais depois de uma violenta tempestade de chuva, vento, granizo e relâmpagos ter atingido França. Em poucas horas, os serviços meteorológicos franceses registaram mais de 50 mil ocorrências. Pelo menos uma mulher, 30 anos, morreu, presa por baixo de um carro, após um deslizamento de terras, em Rouen. Muitas outras sofreram ferimentos - alguns graves.
Entre os feridos - as autoridades francesas falam em pelo menos 15 - está uma menina de 13 anos que se encontra em estado crítico.
Devido ao temporal, mais de 5 mil casas ficaram sem eletricidade. A circulação de vários comboios, incluindo um TGV entre Lille e Paris, também foi interrompida na noite de sábado devido à queda de uma árvore numa catenária. Já em Nanteuil-lès-Meaux, uma casa pegou fogo após ser atingida por um raio. Alguns moradores de Chartres, por exemplo, descreveram à imprensa francesa que a chuva era “impressionante”. “Os carros começaram a abrandar, não se via nada, só pedras de granizo”, descrevem.
Um festival com 40 mil pessoas também foi evacuado e a queda de algumas árvores atingiram carros na rua.
Por causa da tempestade, 65 localidades de norte a sudoeste de França foram colocadas em alerta laranja de tempestade na noite de sábado. As autoridades aconselharam cautelas.
O recinto do Festival We Love Green ficou completamente alagado e cheio de lama devido à chuva torrencial.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt