Tensão e incerteza no regresso de Mondlane a Moçambique
Ao anunciar o regresso, o candidato presidencial alegou ter fugido do país há mais de dois meses por temer pela sua vida.
O candidato presidencial Venâncio Mondlane promete regressar esta manhã a Moçambique para abrir uma “nova etapa” na contestação à alegada fraude eleitoral que deu a vitória a Daniel Chapo, da Frelimo.
Ao anunciar o regresso, no fim de semana passado, Mondlane, que alegou ter fugido do país há mais de dois meses por temer pela sua vida, disse que “não precisam de o perseguir mais”. “Se quiserem assassinar-me, assassinem. Se quiserem prender-me, prendam”, afirmou, sem indicar que novas formas de luta pretende adotar após o regresso. Recorde-se que mais de 300 pessoas morreram nos protestos pós-eleitorais desde outubro.
O ambiente em Maputo é de tensão e expectativa, e chegaram a circular rumores sobre um alegado acordo entre Mondlane e a Frelimo. O candidato parece ainda ter-se distanciado do partido que o apoiou, o Podemos, por entre acusações mútuas de traição e violação de acordos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt