Terramoto de magnitude 6.9 atinge a costa norte do Japão
Sismo ocorreu na costa da província de Iwate, a uma profundidade de 10 quilómetros abaixo da superfície do mar. Levantado alerta de tsunami.
Um terramoto de magnitude 6.9 atingiu a costa norte do Japão, este domingo, segundo a Agência Meteorológica Japonesa, citada pela AP. O sismo ocorreu pelas 17h03 locais (08h03 em Lisboa) na costa da província de Iwate, a uma profundidade de 10 quilómetros abaixo da superfície do mar.
Inicialmente tinha sido emitido um alerta de tsunami ao longo da região costeira do norte do país, mas cerca de três horas depois foi levantado.
O serviço de rádio e televisão japonesa, NHK, alertou também as pessoas a manterem-se afastadas das áreas costeiras devido ao perigo de tsunami e avisou que mais tremores poderiam ocorrer.
Em relatos imediatos não foram registadas ocorrências ou feridos ou quaisquer relates de anomalias nas duas centrais nucleares localizadas na zona de Iwate.
Um tsunami de cerca de 10 centímetros foi detetado na cidade de Ofunato, na província de Iwate, e no porto de Ominato, informou a NHK. Os comboios-bala na área sofreram atrasos, de acordo com a operadora ferroviária JR East, e houve zonas que ficaram sem eletricidade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt