Todos os comboios voltam hoje a cruzar o Eurotúnel sob o Canal da Mancha
Na terça-feira à tarde, a empresa já tinha anunciado a retoma gradual, apenas numa via.
A companhia Eurostar anunciou, esta quarta-feira, a retoma de todos os serviços de comboios entre o Reino Unido e a Europa continental, após uma suspensão de várias horas devido a problemas técnicos, mas alertou para possíveis interrupções.
"Planeamos operar todos os nossos serviços hoje, mas devido às repercussões, ainda podem ocorrer atrasos e cancelamentos de última hora", refere um comunicado divulgado no portal oficial da Eurostar na Internet.
Na terça-feira à tarde, a empresa já tinha anunciado a retoma gradual, apenas numa via, dos serviços ferroviários, "na sequência da reabertura parcial do túnel sob o Canal da Mancha".
A empresa operadora do túnel, Getlink, indicou que o serviço Le Shuttle, os comboios que transportam veículos entre França e o Reino Unido, "retomou muito gradualmente numa via pouco antes das 15h00" em França (14h00 em Lisboa).
"O serviço está a ser assegurado alternadamente nos dois sentidos, com atrasos significativos", explicou a empresa.
A Eurostar tinha suspendido "todos os comboios entre Londres, Paris, Amesterdão e Bruxelas", devido a vários problemas técnicos no túnel sob o Canal da Mancha.
Um porta-voz da empresa explicou à agência noticiosa France-Presse que "houve um problema de alimentação elétrica no túnel sob o Canal da Mancha, seguido da paragem de um comboio".
Popular para os que viajam entre Londres e o continente, a Eurostar transportou um número recorde de 19,5 milhões de passageiros no ano passado, mais 850 mil do que em 2023.
Várias empresas anunciaram nos últimos meses a intenção de abrir rotas para competir com a Eurostar, que é atualmente a única operadora de serviços de passageiros no túnel sob o Canal da Mancha.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt