Detetados drones não identificados nos aeroportos de Copenhaga e de Oslo
Pelo menos 15 voos com destino a Copenhaga foram desviados para outros aeroportos.
O tráfego aéreo do aeroporto de Copenhaga, o maior da Dinamarca, foi suspenso esta segunda-feira à noite, após o avistamento de drones de grande porte, revelou fonte policial.
As operações no aeroporto de Copenhaga foram entretanto retomadas, adiantou fonte do maior aeroporto da Dinamarca.
"O aeroporto de Copenhaga está a reabrir após ter sido encerrado devido à atividade de drones. No entanto, haverá atrasos e cancelamentos. Os passageiros devem consultar a sua companhia aérea", pode ler-se, numa publicação na rede social X na página do aeroporto pelas 00:40 (23:40 de segunda-feira em Lisboa).
A polícia dinamarquesa tinha divulgado na mesma rede social, na segunda-feira à noite, que os voos foram cancelados ou desviados após avistamentos de "dois a três drones de grande porte".
Os meios de comunicação social locais mostraram uma presença policial significativa nas proximidades do maior aeroporto da Escandinávia.
O 'site' que rastreia voos à escala global, FlightRadar, indicou, por suas vez, que as descolagens e aterragens no Aeroporto de Copenhaga foram suspensas a partir das 20:26 (hora local) após estes relatos.
O FlightRadar acrescentou que os voos foram desviados para outros aeroportos dinamarqueses, como Billund e Aarhus, e para Gotemburgo e Malmo, na Suécia.
Dois detidos no aeroporto de Oslo
Um incidente separado com drones ocorreu na segunda-feira à noite no aeroporto de Oslo, forçando todo o tráfego a deslocar-se para uma pista, de acordo com a emissora norueguesa NRK.
De acordo com a agência Associated Press (AP) o tráfego regressou depois ao normal e não ficou imediatamente claro quem foi o responsável pelo incidente.
Segundo a agência de comunicação RBC Ukraine, no seguimento da operação, as autoridades detiveram duas pessoas por estarem ligadas ao incidente.
O chefe de operações no local, Eivind Hammersvold, explicou que foram os militares que detetaram os drones.
As preocupações com a segurança no norte da Europa aumentaram após o aumento das atividades de sabotagem russas e das múltiplas incursões de drones e caças no espaço aéreo da NATO nas últimas semanas, em países como a Polónia, Roménia e Estónia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt