Trump acusa China e União Europeia de manipularem as suas fronteiras
Presidente norte-americano criticou a política monetária do banco central norte-americano.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, acusou esta sexta-feira a União Europeia (UE) e a China de manipularem as suas fronteiras e reiterou as suas críticas sobre a política de subida das taxas de juro da Reserva Federal (Fed).
"China, UE e outros estão a manipular as suas divisas e a baixar as suas taxas de juro, enquanto os Estados Unidos estão a elevar as suas taxas e o dólar fica mais forte a cada dia - tornando-nos menos competitivos. Como é habitual, não é um campo de jogo equilibrado", criticou Trump na rede social Twitter.
Estes comentários foram produzidos após a transmissão da entrevista de Trump para a estação televisiva CNBC, em que o Presidente ameaçou impor taxas aduaneiras sobre todas as importações chinesas, num valor de cerca de 500 mil milhões de dólares (420 mil milhões de euros).
Trump também criticou na quinta-feira a política monetária do banco central norte-americano em relação às recentes subidas das taxas de juro adotadas pela instituição.
"Aproxima-se o prazo do pagamento da divida e nós aumentamos as nossas taxas. A sério?", perguntou esta sexta-feira o Presidente.
As declarações de Trump pressupõem uma rutura com a tradicional posição presidencial de respeito para com a independência do banco central e política monetária.
As críticas à UE e China surgem no contexto da guerra comercial iniciada recentemente por Washington, que adotou uma marcada política protecionista através da aplicação de taxas aos seus parceiros comerciais.
Estas medidas levaram a que Pequim apresentasse uma denúncia formal junto da Organização Mundial do Comércio (OMC) e à adoção por parte dos europeus de medidas semelhantes contra a economia dos Estados Unidos.
"Os Estados Unidos não deveriam ser penalizados quando nos estamos a dar tão bem (...). Deveria ser permitido aos Estados Unidos recuperar o que perdeu devido à manipulação ilegal de divisas e acordos de comércio maus", disse Trump noutra mensagem.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt