Trump ameaça deportar Musk
Presidente e dono da Tesla voltam a trocar acusações por causa do "grande e belo" projeto de lei orçamental de Trump.
Donald Trump ameaçou esta terça-feira deportar o antigo aliado Elon Musk e colocar as suas empresas na mira do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), após o bilionário ter voltado a criticar o “grande e belo projeto de lei" do orçamento aprovado no Senado.
Na segunda-feira, o dono da Tesla e da Space X ameaçou usar o seu dinheiro e influência para derrotar nas primárias todos os senadores republicanos que votaram a favor da proposta de cortes fiscais e redução da despesa que é a grande prioridade política de Trump e que Musk diz que vai fazer aumentar a dívida pública dos EUA em 3,3 triliões de dólares na próxima década, e admitiu mesmo criar um novo partido para roubar o poder aos republicanos. “Se esta lei insana for aprovada, o Partido da América será formado no dia seguinte. Está na altura de termos um partido político que se preocupa com as pessoas”, prometeu o bilionário, reacendendo o braço de ferro público com o presidente.
Este não tardou muito a responder, e fê-lo com palavras duras. “O Elon está chateado por perder os subsídios às suas empresas, mas poderá perder muito mais do que isso. Podemos ter que lhe atirar com o DOGE”, ameaçou Trump, referindo-se ao departamento criado por Musk quando estava no Governo. “Sabem o que é o DOGE? É um monstro que pode voltar para devorar o Elon”, disse aos jornalistas. Mas o presidente dos EUA não ficou por aqui nas ameaças: questionado se admitia a possibilidade de deportar Musk (o bilionário tem nacionalidade americana mas nasceu na África do Sul), Trump respondeu: “Não sei. Vamos ver...”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt