Trump ameaça processar BBC em mil milhões de dólares devido a edição de discurso

Em causa a polémica com uma montagem de um discurso que induziu espectadores em erro.

10 de novembro de 2025 às 15:43
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou esta segunda-feira a BBC com um processo a  exigir mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros) caso a emissora britânica não se retrate da polémica relacionada com a transmissão de uma reportagem com uma montagem de um discurso do presidente norte-americano que induziu os espectadores em erro.

"O Presidente Trump não terá outra alternativa senão fazer valer os seus direitos legais e equitativos, todos expressamente reservados e não renunciados, incluindo a apresentação de uma ação judicial por um mínimo de 1.000.000.000 de dólares em indemnizações. A BBC está notificada", pode ler-se numa carta enviada pela assessoria jurídica de Trump.

Pub

O diretor-geral da BBC, Tim Davie, e a presidente executiva da BBC News, Deborah Turness, demitiram-se este domingo na sequência de uma reportagem que visava o presidente dos EUA.

A BBC é acusada de ter editado diferentes partes de um discurso de Donald Trump datado de 06 de janeiro de 2021, dia em que centenas de apoiantes invadiram o Capitólio, insinuando que o Presidente norte-americano disse aos seus apoiantes que iria caminhar com eles até ao Capitólio para "lutar como demónios".

No entanto, na frase original, Trump dizia: "Vamos caminhar até ao Capitólio e vamos encorajar os nossos corajosos senadores e representantes no Congresso".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar