Trump ameaça responder a ataque do Irão com "destruição"
Presidente dos EUA avisou que "qualquer ataque iraniano a qualquer interesse americano terá como resposta uma grande e esmagadora força".
O clima de tensão entre os EUA e o Irão parece estar longe de acalmar. Esta terça-feira, o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou "destruir" Teerão caso haja um ataque contra qualquer interesse dos EUA. A mensagem foi deixada, como de costume, na sua conte pessoal no Twitter.
Numa longa mensagem, Trump acusou o Irão de "não entender a realidade" e de ter publicado um comunicado "insultuoso e ignorante". "Qualquer ataque iraniano a qualquer interesse americano terá como resposta uma grande e esmagadora força". Em alguns casos, esmagador significa destruição", escreveu, deixando uma crítica clara ao seu antecessor e ao ex-secretário de Estado, que assinaram um acordo nuclear com Teerão: "Chega de Jonh Kerry e Obama".
Esta terça-feira, antes dos tweets de Trump, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, acusou os Estados Unidos de mentirem quando disseram que queriam negociar com Teerão. "Ao mesmo tempo em que apelam às negociações, tentam sancionar o ministro das Relações Exteriores! É óbvio que estão a mentir", disse Rouhani, num discurso transmitido pela televisão.
Rouhani considerou ainda que as novas sanções dos EUA são "ultrajantes e idiotas e disse que a Casa de Branca foi "afetada por um atraso mental".
O presidente norte-americano, Donald Trump, promulgou as novas sanções na segunda-feira contra vários responsáveis iranianos, entre eles o aiatola Ali Khamenei.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt