Trump anuncia visita a Porto Rico a 3 de outubro
Presidente dos EUA declarou o estado de catástrofe natural no território.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta terça-feira que vai deslocar-se a Porto Rico, território norte-americano nas Caraíbas devastado nas últimas semanas por furacões, na próxima terça-feira.
O anúncio de Trump acontece numa altura em que a administração norte-americana tem recebido fortes críticas por causa da sua reação aos danos provocados pelas recentes intempéries em Porto Rico, ilha com mais de três milhões de cidadãos norte-americanos.
"Vou a Porto Rico na terça-feira", afirmou Trump, em declarações aos jornalistas na Casa Branca, esclarecendo que o dia 03 de outubro era a primeira data viável para visitar o território sem interferir com o trabalho das equipas de emergência que ainda permanecem no terreno.
Nas mesmas declarações, o chefe de Estado frisou que o Porto Rico é importante para ele, realçando que os porto-riquenhos são "pessoas fantásticas" que precisam de ser ajudadas.
Após a passagem dos furacões Irma e Maria durante o mês de setembro, a ilha de Porto Rico está a enfrentar uma escassez de alimentos, água potável e de combustível.
A rede de eletricidade está destruída e as comunicações naquele território estão gravemente comprometidas.
Porto Rico, onde o furacão Maria fez pelo menos 13 mortos, enfrenta uma "catástrofe humanitária", segundo alertaram as autoridades locais, que recordaram que os porto-riquenhos têm enfrentado os efeitos de ventos fortes, inundações e chuvas torrenciais.
Donald Trump declarou o estado de catástrofe natural no território, o que permitiu desbloquear fundos federais para apoiar a ilha, mas a ajuda federal só agora começa a chegar.
Na segunda-feira, a Casa Branca rejeitou as críticas à sua reação, que foi considerada muito lenta por algumas vozes.
"A nossa reação foi sem precedentes ao nível do desbloqueio de fundos federais para as pessoas em Porto Rico e para outros lugares que foram atingidos pelas tempestades", declarou na altura a porta-voz da administração norte-americana, Sarah Huckabee Sanders.
Trump também indicou hoje que poderá descolar-se às Ilhas Virgens norte-americanas, que também foram atingidas pelo furacão Maria.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt