Trump desqualificado das eleições presidenciais no Estado do Maine
Decisão aplica-se apenas às eleições primárias de março de 2024.
A comissão eleitoral do estado do Maine, nos EUA, desqualificou, esta quinta-feira, Donald Trump da votação para as eleições presidenciais de 2024, avança a Reuters. A decisão aplica-se apenas às eleições primárias de março de 2024, mas poderá também afetar o estatuto de Trump nas eleições gerais de novembro.
A secretária do Estado do Maine, Shenna Bellows, incitou uma insurreição quando Trump espalhou falsas alegações sobre fraude eleitoral na eleição de 2020.
Trump "não está apto para servir como presidente" sob a 14.ª Emenda da Constituição, referiu, num documento oficial, Shenna Bellows, responsável pela organização das eleições.
Trump afirmou que vai recorrer da decisão do Colorado para o Supremo Tribunal dos EUA e criticou os desafios eleitorais como "antidemocráticos".
O estado do Maine é o segundo dos EUA a remover Trump do boletim de voto.
O Supremo tribunal do Colorado decidiu a semana passada desqualificar Donald Trump, tornando-o no primeiro candidato na história dos EUA a ser considerado inelegível para a presidência por se envolver em insurreição, antes do ataque ao Capitólio em 2021.
Já a Secretária de Estado da Califórnia, Shirley Weber, incluiu Trump na lista certificada de candidatos para as eleições primárias de 5 de março, indicando que cabia aos tribunais resolver quaisquer contestações à votação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt