Trump diz que presidente do Banco Central Europeu devia liderar a Fed
Segundo o presidente dos EUA, com taxas de juros mais baixas, a economia norte-americana estaria a crescer 4% ou 5%.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta quarta-feira que nomeou Jerome Powell para a liderança da Reserva Federal (Fed), mas agora gostaria de ver no cargo Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE).
Numa entrevista à Fox Business, Trump, que tem repetido nas últimas semanas as críticas à Fed, banco central norte-americano, reclamando uma descida das taxas de juro, lançou: "Devíamos ter Draghi" em vez de Powell.
Na semana passada, o presidente do BCE afirmou que a instituição pode avançar com estímulos adicionais, nomeadamente mais compras de ativos e cortes adicionais nos juros, se a inflação não recuperar na zona euro.
Na altura, Trump reagiu no Twitter com críticas. "Mario Draghi acaba de anunciar que podem surgir novas medidas para estimular a economia (europeia), o que fez imediatamente cair o euro face ao dólar, dando-lhes uma vantagem injusta na concorrência com os Estados Unidos", escreveu.
Os europeus "fazem isso impunemente há anos, com a China e outros", acrescentou.
Esta quarta-feira, o Presidente norte-americano disse à Fox Business que "ninguém tinha ouvido falar" de Powell antes de o escolher para a Fed. "É graças a mim que está lá e agora quer mostrar que é duro", afirmou, considerando que "ele não está a fazer um bom trabalho".
Na passada quarta-feira, a Fed deixou as taxas de juro inalteradas, mas assinalou que pode mudar a sua posição se for necessário apoiar o crescimento.
Segundo Trump, com taxas de juros mais baixas, a economia norte-americana estaria a crescer 4% ou 5%.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt