Trump enaltece "grandes acordos comerciais" assinados na digressão asiática

Todos os acordos baseiam-se em pilares relacionados com o comércio, o investimento e a segurança de fornecimentos estratégicos.

31 de outubro de 2025 às 07:11
Trump Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou esta quinta-feira os "grandes acordos comerciais" que conseguiu durante a digressão asiática, que terminou esta sexta-feira.

"Foram alcançados grandes acordos comerciais, agora existem relações de longo prazo e o dinheiro está a fluir para o nosso país graças às tarifas", disse Trump na conta oficial na rede social que lhe pertence, Truth Social.

Pub

O chefe de Estado agradeceu aos líderes da China, Japão, Malásia, Coreia do Sul, Austrália, Vietname, entre outros, pelas reuniões mantidas.

Durante a digressão, Trump chegou a um acordo com a China para a redução de certas tarifas e um aumento nas compras de soja norte-americana, e no Sudeste Asiático foi facilitada uma trégua fronteiriça entre a Tailândia e o Camboja.

Todos os acordos baseiam-se em pilares relacionados com o comércio, o investimento e a segurança de fornecimentos estratégicos.

Pub

Além disso, os Estados Unidos assinaram um acordo de Parceria Estratégica Integral com a Malásia, que inclui cooperação nas áreas do comércio, tecnologia, energia e minerais críticos. Com o Vietname, foram alcançados compromissos para reduzir tarifas e fortalecer as cadeias de abastecimento.

Enquanto isso, a Coreia do Sul anunciou investimentos de mais de 350 biliões de dólares (cerca de 302,547 biliões de euros) em território norte-americano, em troca de uma redução nas tarifas sobre a importação de automóveis sul-coreanos.

A Casa Branca garantiu que os acordos assinados reforçam a posição de Washington como "parceiro económico fundamental no Indo-Pacífico" e fazem parte do esforço para garantir novas fontes de investimento e fortalecer a economia norte-americana, após semanas de tensões políticas internas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar