page view

Pequim não confirma deslocação de Trump à China no próximo ano

Porta-voz chinês adiantou, contudo, que Donald Trump e Xi Jinping "acordaram manter intercâmbios regulares".

30 de outubro de 2025 às 09:00

O Governo chinês evitou confirmar a visita do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à China em abril do próximo ano, depois de o líder norte-americano afirmar, na sequência da reunião com Xi Jinping, que ambos acordaram esse encontro.

"O que posso dizer é que ambos os chefes de Estado acordaram manter intercâmbios regulares", afirmou esta quinta-feira o porta-voz da diplomacia chinesa Guo Jiakun, durante uma conferência de imprensa em Pequim.

Guo indicou que Trump "espera visitar a China no início do próximo ano" e que "convidou o Presidente chinês, Xi Jinping, a visitar os Estados Unidos em breve", sem avançar mais detalhes.«

Após a cimeira realizada com Xi na Coreia do Sul, Trump declarou que ambos tinham acordado reunir-se novamente na China em abril de 2026, e classificou o encontro desta quinta-feira como "incrível".

De acordo com a prática habitual, as autoridades chinesas não costumam anunciar visitas de chefes de Estado estrangeiros -- nem deslocações de líderes chineses ao exterior -- até perto da respetiva realização.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8