Trump leva agricultura para encontro com Xi Jinping
Líder norte-americano visitará a Malásia, o Japão e a Coreia do Sul e é provável que se encontre com o Presidente chinês.
Trump vai encontrar-se com o homólogo chinês na próxima quinta-feira, na Coreia do Sul, e em cima da mesa deverão estar questões como a agricultura e Taiwan. “Temos muito que falar com o Presidente Xi, ele tem muito que falar connosco, acho que vamos ter uma boa reunião”, disse o Presidente norte-americano, antes de viajar para a Malásia, a primeira paragem da digressão pela Ásia, que inclui também visitas ao Japão e à Coreia do Sul. Trump tem vindo a sublinhar o desejo de que a China compre soja norte-americana, depois de o ter deixado de fazer em setembro, como não acontecia há anos. Além disso, o país asiático impôs tarifas adicionais sobre as importações agrícolas dos EUA, em resposta às medidas económicas avançadas pelo Presidente norte-americano. Taiwan, aliado dos EUA e que a China reivindica como parte do seu território, é outro dos temas em discussão.
O encontro entre os dois líderes acontece poucos dias antes de entrarem em vigor as novas tarifas impostas pelos EUA à China, assim como as medidas de controlo aduaneiro que Xi Jinping anunciou anteriormente e que entram em vigor a 1 de novembro.
Antes do encontro com Xi, Trump planeia reunir-se com o homólogo brasileiro, Lula da Silva. Os dois estarão juntos na capital malaia, Kuala Lumpur, durante a cimeira de líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático, que começa hoje. Será à margem deste evento que os dois poderão encontrar-se. “Penso que nos vamos encontrar, sim. Já nos vimos brevemente na assembleia da ONU”, admitiu o republicano. Da parte do Brasil, um porta-voz disse que “não há informações” sobre uma possível reunião bilateral com Trump. “Teremos de esperar para ver”, afirmou. No entanto, Lula da Silva já tinha expressado interesse num encontro com Trump.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt