Trump troca insultos com Kim Jong-un

A chegada do presidente dos EUA às Filipinas foi antecedida por um tweet em que chamou ao líder norte-coreano “baixo e gordo”.

13 de novembro de 2017 às 01:30
Donald Trump Foto: Getty Images
Donald Trump Foto: Getty Images
Donald Trump, Coreia do Norte, negócio, armas Foto: Reuters
Donald Trump Foto: Getty Images
Donald Trump Foto: CMTV
Donald Trump Foto: Getty Images

1/6

Partilhar

O presidente dos EUA voltou este domingo a trocar insultos com o líder da Coreia do Norte. Pouco antes de chegar às Filipinas, última etapa do seu périplo pela Ásia, Donald Trump escreveu no Twitter que Kim Jong-un é "baixo e gordo".

A mensagem de Trump foi uma reação a uma declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, que voltou a designar o presidente norte-americano como "o velho decrépito", acusando-o de ter ido à Ásia para fomentar a guerra. Em resposta, Trump escreveu no Twitter: "Por que razão haveria ele [Jong-un] de insultar-me chamando-me ‘velho’, quando eu NUNCA lhe chamaria ‘baixo e gordo?’. Enfim, faço tudo para ser amigo dele e talvez algum dia isso venha a acontecer!".

Pub

A troca de insultos fez esquecer a expectativa com a derradeira etapa do périplo asiático, na qual Trump participa, em Manila, na cimeira da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático).

A receção de Trump e dos líderes asiáticos na chegada à capital filipina foi feita pelo presidente Rodrigo Duterte na sua faceta mais conciliadora. Conhecido por declarações polémicas, o presidente filipino mostrou-se diplomático e considerou que a cimeira deve deixar de lado as disputas no Mar do Sul da China. "Temos de ser amigos", disse, frisando que uma guerra na região não beneficia ninguém.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar