Tudo o que se sabe sobre Chérif C., o atirador de Estrasburgo

Homem de 29 anos, que já era conhecido das autoridades, foi abatido pela polícia.

11 de dezembro de 2018 às 22:14
Cherif Chekatt Foto: Twitter
Tiroteio em Estrasburgo Foto: EPA
Tiroteio em Estrasburgo Foto: Reuters
Tiroteio em Estrasburgo Foto: Reuters
Tiroteio em mercado de Natal no centro de Estrasburgo Foto: Reuters

1/5

Partilhar

Chérif C., o atirador que esta terça-feira abriu fogo num mercado de Natal em Estrasburgo e foi abatido esta quinta-feira, já era conhecido das autoridades. O homem, de 29 anos, tem um longo cadastro por vários delitos, incluindo roubos a bancos. Deveria ter sido detido na manhã do dia do atentado - por mais um caso de assalto - , mas as autoridades não o encontraram em casa.

O suspeito de ter provocado o ataque terrorista num mercado de Natal em Estrasburgo, Chérif Chekatt, matando pelo menos três pessoas e ferindo outras 12, foi abatido a tiro pela polícia francesa. O homem estava escondido num armazém na rua Lazaret, em Estrasburgo. Chekatt disparou sobre três agentes da polícia antes de ser neutralizado. O suspeito foi morto cerca das 21 horas locais, menos uma em Portugal Continental. 

Pub

Nas redes sociais a imagem do homem começou a ser divulgada e posteriormente confirmada por alguns meios franceses. 

Antes de abater o atirador, a polícia esteve em casa do suspeito - onde encontrou granadas - e só não o prendeu por este já não se encontrar no local. Para além de ataques em França, Chérif tem também cadastro por assaltos na Alemanha (lembre-se que Estrasburgo fica na fronteira entre os dois países). O jornal Le Fígaro diz que Chérif já foi condenado cerca de 20 vezes, por vários crimes.

Pub

De acordo com a BFM TV, Chérif é conhecido por frequentar os círculos radicais na cidade, mas terá sido numa das vezes que esteve preso que foi 'recrutado' por partidários de uma visão radical do Islão. Desde 2016 que tem 'Ficha S', ou seja, é um dos mais de 20 mil cidadãos identificados pelos serviços secretos como tendo aderido a movimentos radicais que podem ser potencialmente perigosos.

Chérig nasceu a 4 de fevereiro em Estrasburgo, tem ascendência marroquina, e agiu sozinho no ataque em que matou três pessoas.

Na fuga, antes de ser abatido pelas autoridades, foi ferido por militares mas conseguiu escapar, alegadamente, de táxi. Só esta quinta-feira foi abatido.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar