Túmulo de Tutankhamon com câmaras
Análises confirmam que existe essa possibilidade.
Resultados preliminares de análises efetuadas com radares sofisticados confirmam que podem existir duas câmaras ocultas no túmulo Tutankhamon.
O ministro das Antiguidades egípcio anunciou esta quinta-feira que existem 90% de hipóteses de estarem duas câmaras escondidas atrás das paredes do sarcófago do faraó, enterrado em Vales dos Reis, nas margens do rio Nilo, em Luxor, no Egito.
Estes resultados vêm confirmar a teoria do arqueólogo e egiptólogo britânico Nicholas Reeves, que garante tratar-se da sepultura da lendária rainha Nefertiti, com mais de 3.300 anos.
Já Mamduh al-Damati, ministro egípcio, pensa tratar-se da sepultura de uma outra mulher do faraó Akhenaton, pai de Tutankhamon, ou até de uma das filhas.
"Há espaços vazios" atrás das paredes, "mas não totalmente vazios, contêm materiais orgânicos e metálicos", declarou o governante, em conferência de imprensa no Cairo.
O ministro acrescentou ainda que investigações aprofundadas vão começar, no final do mês de março.
O túmulo de Nefertiti, rainha relembrada pela sua beleza mítica e pelo papel importante que exerceu durante o reinado do marido Akhenaton, nunca foi encontrado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt