Turista tem perna amputada após ataque de tubarão no Brasil

Homem de 34 anos foi atacado quando tinha água pela cintura, em Recife.

Turista atacado por tubarão no Brasil Foto: Direitos Reservados
Turista atacado por tubarão no Brasil Foto: Direitos Reservados
Turista atacado por tubarão no Brasil Foto: Direitos Reservados
Turista atacado por tubarão no Brasil Foto: Direitos Reservados
Turista atacado por tubarão no Brasil Foto: Direitos Reservados

1/5

Partilhar

Um turista brasileiro atacado na tarde deste domingo por um tubarão numa praia do Grande Recife, capital do estado brasileiro de São Paulo, teve a perna direita amputada devido à extensão dos ferimentos. Pablo Diego Inácio de Melo, de 34 anos, foi operado durante horas por uma vasta equipa de médicos do Hospital da Restauração, em Recife, que conseguiram evitar a amputação da outra perna e dos braços, igualmente destroçados pela fera dos mares.

Diego, como é conhecido pelos amigos, foi atacado pelo tubarão na Praia da Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, cidade vizinha a Recife, numa área considerada segura. Ele estava no mar mas muito perto da areia, com a água apenas pela cintura, e os ataques de tubarão costumam acontecer mais ao largo.

Pub

Aparentemente, Diego foi mordido inicialmente na perna direita, que ficou destroçada, e os outros ferimentos foram provocados pela tentativa dele de afastar o animal. Dois homens que estavam perto do turista, que é natural do estado do Rio Grande do Norte, vizinho a Pernambuco, conseguiram tirá-lo da água e levaram-no para a areia da praia.

Os bombeiros e uma equipa do SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, deram-lhe os primeiros atendimentos ainda na praia. Depois de lhe terem conseguido estancar as principais hemorragias e estabilizado os sinais vitais, Diego foi levado de helicóptero para o Hospital da Restauração, o maior da capital pernambucana.

Pub

Durante várias horas os médicos fecharam grandes ferimentos e restabeleceram a vascularização nos braços, rasgados pelos dentes do tubarão, mas não conseguiram evitar a amputação da perna. Na manhã desta segunda-feira, Diego estava internado numa UTI, Unidade de Tratamento Intensivo daquele hospital, respirando com a ajuda de equipamentos, e o seu estado era considerado grave.

Desde 1992, quando os ataques de tubarões começaram a ser monitorados, ocorreram ao menos 62 incidentes desse tipo em Pernambuco, a esmagadora maioria nas praias de Recife e cidades vizinhas, uma região muito procurada por turistas portugueses. Ao todo, morreram 24 pessoas, e a maior parte das outras ficou com seqüelas graves para o resto da vida.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar