Turquia fez nova proposta a líderes europeus
Segunda cimeira entre a União Europeia e a Turquia.
O porta-voz do primeiro-ministro turco informou esta segunda-feira, em Bruxelas, que Ancara fez novas propostas sobre a crise migratória, na segunda cimeira entre a União Europeia e a Turquia.
Para a altura em que estava prevista uma conferência de imprensa conjunta entre o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, surgiu a informação de que a reunião iria além do almoço de trabalho.
"Há uma nova proposta. Estamos a tentar abrir a via para resolver este processo, por isso há uma nova proposta", informou a mesma fonte aos jornalistas.
Segundo fonte diplomática, as exigências turcas prendem-se, nomeadamente, com a antecipação da liberalização dos vistos, a abertura de cinco novos capítulos nas negociações da adesão da Turquia à UE - nomeadamente nas áreas da energia e assuntos internos.
Ancara pediu ainda, numa proposta avançada oralmente durante o almoço de trabalho, uma nova verba de três mil milhões de euros em 2018 e um compromisso dos 28 para que recebam um refugiado por cada migrante que seja devolvido à Turquia.
A UE já concordou numa verba de três mil milhões de euros à Turquia, que será atribuída este ano e no próximo, para ajudar a fazer face ao fluxo migratório.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt