UE e o Reino Unido acordam direitos de pesca para 2026
Comissão assegurou que "este acordo garante que as frotas da UE podem pescar até 288 mil toneladas, para um valor acima de 1,2 mil milhões de euros".
A União Europeia (UE) e o Reino Unido chegaram a acordo sobre direitos de pesca para 2026, mediante o qual os pescadores europeus têm acesso a capturas em valor superior a 1,2 mil milhões de euros, anunciou esta quarta-feira a Comissão Europeia.
Em comunicado, a Comissão assegurou que "este acordo garante que as frotas da UE podem pescar até 288 mil toneladas, para um valor acima de 1,2 mil milhões de euros".
Para a Comissão, o acordo assume uma "importância particular, porque os stocks envolvidos representam o essencial dos recursos comuns da U com os países terceiros do Atlântico Nordeste".
Ainda segundo a Comissão, a UE e o Reino Unido negociaram na base da "melhor informação científica disponível sobre o estado dos stocks haliêuticos", mas também consideraram a situação económica "para evitar situações de bloqueio suscetíveis de causar o encerramento prematuro de algumas pescarias".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt