"UE tem recursos para responder às ameaças" de Trump após anúncio de tarifas de 200% sobre o vinho e bebidas alcoólicas

Especialistas contam que as ações europeias sofram perdas devido ao aumento da tensão que pode vir a desacelerar a economia.

14 de março de 2025 às 08:50
François Villeroy de Galhau Foto: BENOIT TESSIER/X07241
Partilhar

O presidente do Banco Central Francês e membro do concelho do BCE, François Villeroy de Galhau, Assumiu esta sexta-feira que a "União Europeia tem os recursos para responder às ameaças do presidente dos EUA", após Donald Trump ter anunciado tarifas de 200% sobre vinhos e outras bebidas alcoólicas provenientes da Europa. Já o ministro das finanças francês, Eric Lombard, considerou que uma possível guerra comercial entre a União Europeia e o aliado, os Estados Unidos, seria "idiota".

Segundo a Reuters, François Villeroy de Galhau demonstrou a sua vontade em colocar fim à escalada de uma possível guerra comercial entre nações.

Pub

Ainda que as ações europeia permaneçam estáveis, os especialistas esperam que possam sofrer perdas devido ao aumento da tensão que pode vir a desacelerar a economia. 

Numa entrevista ao canal France 2, Lombard admitiu que a ameaça de Trump "não foi uma surpresa" e garantiu que a União Europeia responderia da mesma forma.

Em Portugal, a Associações do Douro já revelou preocupação com a ameaça do Presidente norte-americano considerando que pode ter um "impacto brutal" nas exportações.

Pub

"Acho que é mesmo uma loucura para a nossa região porque o mercado americano é muito importante em termos de valorização dos nossos produtos, quer para os vinhos do Porto quer do Douro, e o anúncio do aumento da carga fiscal tem um impacto brutal no nosso negócio", afirmou o presidente da Associação dos Viticultores Profissionais do Douro (Prodouro), Rui Soares.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar