UE insta Rússia a "cessar imediatamente" ataques à oposição

Moscovo iniciou uma campanha de bombardeamentos intensivos na Síria para apoiar o regime de Assad.

12 de outubro de 2015 às 14:47
União Europeia, Rússia, ONU, Estado Islâmico, cessar, imediatamente, oposição, ataques Foto: Reuters
Partilhar

A União Europeia instou esta segunda-feira a Rússia a "cessar imediatamente" os ataques da sua aviação à oposição moderada na Síria e a coordenar os ataques ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico com a coligação internacional que os combate militarmente.

Moscovo iniciou a 30 de setembro uma campanha de bombardeamentos intensivos na Síria em guerra, para apoiar o regime de Bashar al-Assad, de quem o Presidente russo, Vladimir Putin, é um defensor indefetível, e a UE defende que "não pode existir ali uma paz duradoura com os atuais dirigentes".

Pub

"Os recentes ataques militares da Rússia que vão além do Daesh (acrónimo do Estado Islâmico em árabe) e de outros grupos terroristas designados pela ONU, e contra a oposição moderada, estão a suscitar grande preocupação e devem cessar imediatamente", sublinhou o conselho de ministros de Negócios Estrangeiros dos 28 Estados membros da UE numa declaração esta segunda-feira adotada no Luxemburgo.

Os ministros europeus sublinharam igualmente que "as ações contra o Daesh têm de estar estreitamente coordenadas entre todos os parceiros" e que têm de ser "claramente" direcionadas contra os grupos terroristas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar