Um dos narcotraficantes mais procurados do mundo foi morto pelo exército mexicano

"Em Mencho" foi morto durante uma operação militar. Era líder de uma das mais poderosas organizações criminosas do México.

22 de fevereiro de 2026 às 19:22
Morreu "El Mencho", um dos maiores narcotraficantes do mundo
Partilhar

Um dos narcotraficantes mais procurados do mundo, o chefe do cartel mexicano que era conhecido como “El Mencho”, foi morto durante uma operação militar do exército mexicano, informou neste domingo à agência Reuters uma fonte governamental.

O narcotraficante, cujo nome verdadeiro era Nemesio Oseguera Cervantes, foi morto neste domingo no estado de Jalisco, no oeste do México.

Pub

"El Mencho", de 59 anos, era o líder de um grupo que nos últimos anos se tornou a organização criminosa mais poderosa do México, o Cartel Jalisco Nova Geração.

Após ser conhecida a notícia da morte de "El Mencho", a violência tomou conta de parte da zona oeste do México, com relatos de encerramentos de alguns aeroportos e de centenas de polícias nas ruas.

Os Estados Unidos chegaram a oferecer uma recompensa de até 15 milhões de dólares por informações que levassem à prisão de El Mencho. A administração Trump designou o cartel como uma organização terrorista estrangeira.

Pub

A morte de "El Mencho" representa o maior golpe contra o narcotráfico na história recente. Em termos de importância e impacto, esta morte pode ser comparada à captura de Ismael “El Mayo ” Zambada, ex-líder do extinto Cartel de Sinaloa, em julho de 2024 e de Joaquín “El Chapo ” Guzmán.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar