União Europeia e Canadá decidem reforçar e alargar cooperação na sua 20.ª cimeira bilateral
"Associação é mais importante do que nunca", segundo os líderes europeus e canadiano.
A União Europeia e o Canadá realizaram, esta segunda-feira, a 20.ª cimeira bilateral e decidiram "reforçar" a relação no mundo em "rápida evolução, marcado por incerteza geopolítica, dinâmica económica cambiante e impactos cada vez más acelerados das alterações climáticas".
Na declaração final, o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, e os dirigentes europeus, Ursula von der Leyen e António Costa, afirmaram que "esta associação é mais importante do que nunca".
Europeus e canadianos decidiram criar uma associação em matéria de segurança, que vai aumentar as possibilidades de o Canadá participar nos concursos públicos na área da defesa.
Sobre o Médio Oriente, asseguraram que "sempre foram claros quanto ao Irão não poder ter uma arma nuclear".
Reclamaram ainda um cessar-fogo imediato e permanente na Faixa de Gaza, a libertação dos reféns israelitas e a solução de dois Estados.
Para a nova "associação estratégica", as partes comprometeram-se a aumentar os fluxos comerciais e promover a segurança económica e apoiar as empresas, através da aplicação plena e eficaz do tratado comercial que assinaram em 2016.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt