Vários mortos em naufrágio de barco cruzeiro no Vietname

Já foram recuperados 34 corpos e resgatadas 11 pessoas.

19 de julho de 2025 às 16:39
Partilhar

Várias pessoas morreram na sequência de um naufrágio de um barco de cruzeiro na Baía de Ha Long, no Vietname, esta tarde de sábado. 

A embarcação transportava 53 pessoas, entre elas 48 turistas e cinco tripulantes. Estariam cerca de 20 crianças a bordo.

Pub

Segundo o VN Express, já foram recuperados 34 corpos e resgatadas 11 pessoas. Oito pessoas continuam desaparecidas. As vítimas resgatadas foram transportadas para dois hospitais locais.

Por volta das 13h30 (hora local), o barco foi subitamente atingido por ventos fortes que o fizeram virar. Pelas 14h05, o navio perdeu o sinal de GPS, segundo o Comité Popular Provincial de Quang Ninh, citado pelo VN Express.

Os guardas fronteiriços, a marinha, a polícia e as autoridades portuárias foram mobilizadas para o local, bem como 27 barcos e duas embarcações de salvamento. Foi também criado um centro de comando para coordenar os esforços de busca e salvamento das vítimas.

Pub

Segundo relata o VNExpress, uma barcaça com guindaste foi enviada para abordar o navio em perigo, içá-lo e virá-lo. No entanto, os mergulhadores não conseguiram passar as cordas ao redor do navio devido às fortes correntes e ao peso do navio.

Apesar da ondulação marítima ter acalmado após o naufrágio, a chuva e a fraca visibilidade ao anoitecer têm dificultado as operações. 

Em 2024, 30 navios afundaram na província costeira de Quang Ninh, ao longo da Baía de Halong, após serem atingidos pelo tufão Yagi.

Pub

De acordo com a página de notícias DTInews, a tempestade repentina atingiu a província de Quang Ninh e várias localidades do norte do país, incluindo Hanói, Thai Nguyen, Bac Ninh e Ninh Binh.

Ventos fortes e chuva torrencial causaram danos generalizados, incluindo a queda do palco de um espetáculo noturno programado para a Praça do Carnaval do Sol, entretanto adiado.

Em Hanói, a tempestade trouxe ventos fortes que arrancaram árvores e danificaram telhados.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar