Voto postal dá vitória aos liberais nos Países Baixos
D66 bateu o PVV, de Geert Wilders, por cerca de 28 mil votos.
O partido liberal D66, liderado por Rob Jetten, foi esta terça-feira declarado formalmente como vencedor das eleições legislativas da semana passada nos Países Baixos após a contagem dos votos por correspondência.
O escrutínio dos votos vindos do estrangeiro deu aos liberais uma vantagem final de cerca de 28 mil votos sobre o PVV (Partido da Liberdade, anti-imigração e anti-Islão) do populista Geert Wilders, que venceu as últimas eleições. Ambos os partidos terão 26 deputados no próximo parlamento.
Os liberais deverão iniciar nos próximos dias as negociações com outros partidos para tentar formar uma coligação de governo estável, um processo que poderá levar semanas ou meses. Todas as forças políticas rejeitaram a possibilidade de uma coligação com o PVV, depois de Wilders ter derrubado o anterior executivo, que durou apenas 11 meses e caiu em junho deste ano quando o líder populista decidiu retirar os seus ministros da coligação devido à recusa dos restantes partidos em aprovarem a suas políticas anti-imigração. Após essa curta experiência de governo, o PVV perdeu 11 lugares nestas eleições.
Rob Jetten, que será o chefe de governo mais jovem do país e o primeiro homossexual a assumir o cargo, saudou o “resultado histórico” do seu partido e mostrou-se orgulhoso pela “enorme responsabilidade” que lhe foi conferida.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt