Xi Jinping e Joe Biden concordam em não ceder controlo nuclear a Inteligência Artificial
Presidente chinês garantiu que está pronto para trabalhar com o futuro presidente dos EUA, Donald Trump.
Lima, 17 nov 2024 (Lusa) - O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o homólogo chinês, Xi Jinping, concordaram no sábado, no Peru, em não ceder o controlo das armas nucleares à Inteligência Artificial (IA).
"Com base num diálogo franco e construtivo sobre a IA (...), os dois líderes afirmaram a necessidade de manter o controlo humano sobre a decisão de utilizar armas nucleares" e sublinharam "a necessidade de considerar cuidadosamente os riscos potenciais e desenvolver a tecnologia de IA no domínio militar de forma prudente e responsável', referiu um comunicado da Casa Branca.
No início do encontro entre os dirigentes norte-americano e chinês em Lima, capital peruana, no encerramento da reunião de líderes do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), Xi Jinping garantiu que está pronto para trabalhar com o futuro presidente dos EUA, Donald Trump, que toma posse em 20 de janeiro.
O Presidente chinês, Xi Jinping, pediu no sábado aos Estados Unidos para não ultrapassarem a "linha vermelha" no apoio a Taiwan.
A "questão de Taiwan, a democracia e os direitos humanos", bem como o sistema político e económico e os interesses de desenvolvimento da China "são as quatro linhas vermelhas da China que não devem ser postas em causa", afirmou Xi Jinping, citado pela emissora estatal chinesa CCTV.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt