page view

20 anos depois do crime, ADN permite encontrar suspeito de assassinato no Reino Unido

Mulher foi esfaqueada e morta em 2005. Identidade do suspeito foi descoberta agora, mas o homem morreu em 2014.

03 de dezembro de 2025 às 20:27

Através de um teste de ADN, um suspeito de assassinato foi agora identificado 20 anos depois de ter cometido o crime, no caso o esfaqueamento de uma mulher de 35 anos, em Eastbourne, no Reino Unido, em janeiro de 2005, de acordo com a Sky News.

Jennifer Kiely foi morta por esfaqueamento e o seu corpo incendiado foi encontrado junto a um carrinho de bebé à beira mar em Eastbourne. Acredita-se que o crime tenha sido motivado por razões sexuais, mas ninguém foi acusado na altura.

À data foi descoberto perto do local do crime uma beata de cigarro com o ADN encontrado no corpo da vítima, mas na altura não foi cruzada nenhuma correspondência de ADN.

Mas 20 anos depois, a polícia afirma que as provas forenses são "esmagadoras" e identificou o assassino como Keith Dowbekin, um homem que entretanto faleceu em 2014.

De acordo com as autoridades, Dowbekin tinha ligações com sem-abrigos de Eastbourne, e já tinha sido preso por casos de suspeita de tentativas de violação, em 2003 e 2004, antes de ser libertado sem acusações.

O seu ADN, contudo, não foi retirado em conformidade com os procedimentos da polícia de Norfolk vigentes na época.

O inspetor-chefe Simon Dunn afirmou que o avanço na tecnologia de ADN em 2018 permitiu à polícia rastrear e identificar várias pessoas que compartilhavam partes semelhantes do ADN encontrado no local do crime.

O ADN de um homem no norte da Inglaterra encontrado no ano passado foi a peça final do quebra-cabeça e levou à identificação oficial de Dowbekin como suspeito do crime.

A família de Jennifer disse estar "grata pela resolução do caso e pelo trabalho árduo dos que nunca desistiram". "Embora isto traga uma sensação de final, não apaga a perda de uma mulher gentil, amorosa e vibrante que significou tanto para aqueles que a conheceram, especialmente os seus filhos", acrescentaram.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8