page view

Jovem de 14 anos pede eutanásia

Governo chileno recusou pedido de Valentina Maureira.

27 de fevereiro de 2015 às 15:41

Jovem de 14 anos pede eutanásia

O governo da presidente Michelle Bachelet, do Chile, recusou esta quinta-feira o pedido público de uma menina de apenas 14 anos para que a deixem morrer, pois não suporta mais viver com a grave doença que enfrenta. A adolescente, Valentina Maureira, fez o pedido através de uma gravação feita com um telemóvel, tendo sido publicado pela própria na sua página do Facebook.

"Peço para falar urgentemente com a presidente, porque estou cansada de viver com esta doença", disse Valentina. O vídeo foi feito sem conhecimento dos pais no hospital onde está internada. A jovem pede ainda autorização para "tomar uma injeção para dormir para sempre".

Álvaro Elizalde, porta-voz do governo, respondeu publicamente ao apelo, afirmando que o dramático pedido da adolescente não pode ser atendido, pois a eutanásia (morte assistida) não é permitida no Chile. O porta-voz acrescentou que, além dos cuidados que já estão a ser administrados no Hospital das Clínicas da Universidade Católica do Chile, o governo vai enviar especialistas para darem apoio psicológico à adolescente e à família.

Valentina sofre de uma forma aguda de fibrose cística, que lhe afeta fortemente os pulmões. A doença é hereditária e já matou um irmão da jovem, quando o menino tinha apenas sete anos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8