page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Filho de José Eduardo dos Santos constituído arguido

Filomeno dos Santos é suspeito dos crimes de desfalque e associação criminosa.

27 de março de 2018 às 08:20

O filho do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos foi constituído arguido e está impedido de sair de Angola. José Filomeno dos Santos, ou ‘Zenu’, é acusado de "transferência ilegal de 500 milhões de dólares" (400 milhões de euros) do Banco Nacional de Angola para um banco britânico.

O caso configura a prática dos crimes de desfalque, peculato e associação criminosa, entre outros, como explicou o sub-procurador de Angola, Luís Benza Zanga. Além de ‘Zenu’, foram também constituídos como arguidos Valter Filipe, ex-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), e três outros alegados cúmplices, entre os quais Jorge Gaudens Pontes Sebastião, sócio de José Filomeno.

Recorde-se que o filho de Eduardo dos Santos foi administrador do Fundo Soberano de Angola (FSA), que gere cinco mil milhões de dólares. Assumiu o cargo em 2012, por nomeação do pai e então presidente, e foi exonerado em janeiro deste ano pelo novo chefe de Estado, João Lourenço, que pouco antes tinha já afastado Isabel dos Santos da petrolífera Sonangol.

Apesar de Angola estar a envidar todos os esforços para recuperar os 500 milhões desviados para o estrangeiro, o caso não está abrangido pelo regime de amnistia de repatriação de fundos, pelo que não está previsto qualquer perdão para ‘Zenu’ dos Santos e restantes arguidos.

Benza Zanga adiantou que "os cinco arguidos", que incluem ainda dois funcionários do BNA, "já foram ouvidos" no processo. As buscas realizadas pelas autoridades permitiram "a apreensão de documentos e objetos ligados ao crime", acrescentou o sub-procurador.

Filomeno dos Santos e os restantes arguidos estão sujeitos a medidas de coação que incluem termo de identidade e residência, proibição de deixar o país e a obrigatoriedade de apresentações periódicas ante as autoridades.

PORMENORES 

Isabel dos Santos

A filha mais conhecida do ex-PR angolano é suspeita de lesar o Estado em mais de 24 milhões de euros. Importava em nome da Cruz Vermelha "viaturas, material informático e geradores" para a Unitel, empresa de que é proprietária.

Exonerada da Sonangol

Isabel dos Santos enfrenta ainda acusações de irregularidades e má-gestão no período em que foi administradora da Sonangol, cargo do qual foi exonerada pelo PR João Lourenço.

Outros filhos do ex-PR

Os também filhos do ex-presidente angolano Welwitschea ‘Tchizé’ e José Paulino dos Santos foram afastados da TV pública de Angola (TPA). São suspeitos de firmar contratos "abusivos" entre empresas que chefiavam e o canal 2 da TPA.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8