page view

OMS declara emergência de saúde internacional devido ao coronavírus

Anúncio foi feito esta quinta-feira pelo diretor Geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom.

30 de janeiro de 2020 às 19:45

A Organização Mundial de Saúde declarou esta quinta-feira emergência internacional de saúde pública sobre o surto do coronavírus na China.

A carregar o vídeo ...

OMS declara emergência de saúde internacional devido ao coronavírus

Numa conferência de imprensa, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, afirmou que "nas últimas semanas temos testemunhado a emergência de uma estirpe nova desconhecida. Escalou para um surto sem precedentes. Houve uma resposta também sem precedentes".

O diretor-geral salientou, no entanto, a rapidez da China ao tomar medidas sobre a nova estirpe. "A velocidade com que a China detetou este surto, permitiu fazer um trabalho muito impressionante. A China está, neste momento, a estabelecer um standart novo", informou.

O diretor-geral do organismo fez ainda um novo balanço sobre os números do coronavírus. O novo vírus já matou 170 pessoas e existem 7.834 casos em todo o mundo, 7.730 só na China. Adhanom anunciou ainda que existem atualmente 98 casos de coronovírus em 18 países fora da China, incluindo oito casos de transmissão entre humanos na Alemanha, no Japão, EUA e Vietname. Até ao momento não foi registada nenhuma morte fora do país asiático. "A vasta maioria de contágios fora da China tem forte ligação com [província] de Whuan", acrescentou Tedros Adhanom.

Durante a conferência de imprensa na sede da organização, em Genebra, Suíça, a OMS informou ainda que não recomenda "a restrição de viagens, as trocas comerciais e os movimentos [de pessoas] e opõe-se mesmo a todas as restrições de viagens". O diretor-geral da organização disse que a "grande preocupação é a possibilidade de o vírus se propagar a países onde os sistemas de saúde são mais frágeis".

"Não se trata de um voto de desconfiança em relação à China", frisou Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado pela agência noticiosa AFP.

O surto foi detetado em dezembro na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, no centro da China. Esta é a sexta vez que a OMS declara emergência de saúde pública internacional.

Emergência de saúde pública internacional, o que significa?

A emergência de saúde pública internacional a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial. Para a declarar, a OMS considera três critérios: uma situação extraordinária, de risco de rápida expansão para outros países e de resposta internacional coordenada. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8